Hoje é meu aniversário! E uma excelente ideia para o início desta nova etapa da vida — em que tenho 49 anos em vez de 48 — é ler os diálogos de Platão. Já deveria ter lido antes? Acho que não. Quando sabemos no que focar, tudo flui melhor. Como você já deve ter adivinhado, o meu interesse é a estética.

Meu professor Ariano Suassuna — sim, estou tendo lições além-túmulo com seu delicioso Iniciação à estética — indicou todos eles, mas sobretudo Fedro e O banquete. Depois disso, Poética de Aristóteles (que já li duas vezes mas há muitos anos), Plotino, Maritain, Kant e Hegel.

Nunca pensei que colocaria Kant e Hegel em lista alguma, mas cá está. Enfim tenho a coragem, o desejo e a confiança de embrenhar-me nesta empreitada. Sei que Deus me ajudará e estou bem feliz.

Claro, essa lista proposta por Suassuna é para iniciantes em filosofia estética. Tenho outras enormes em teologia reformada e consultoria de imagem, que já estudo há bem mais tempo. Estou lendo agora Ravished by Beauty, de Belden Lane, e O mito da beleza, de Naomi Wolf. Lane é cristão reformado e, a meu ver, diz algumas bobagens. Não sei a religião de Wolf, mas sei que é feminista, com uma cosmovisão autorredentora; ainda assim, diz várias verdades. Há que se ler tudo e discernir.

Antes, porém, assegure-se de que tem uma teologia sólida, se não, ficará sem base para o discernimento. Isso vale para o cristão que deseja estudar qualquer área. A teologia não é sistemática necessariamente, mas uma teologia que tem a Bíblia como Palavra de Deus, enxerga-a como um todo coerente e estabelece vários pontos de correlação — atividade viva, ativa — entre a Escritura e a vida diária, em relação não só ao comportamento, mas também à mente e às emoções.

Sim, a preparação para os estudos se dá primariamente no coração. Nunca estamos totalmente prontos, mas devemos nos mover nessa direção por toda a vida. E esse, para mim, é um dos aspectos mais empolgantes da fé cristã! Só isso justifica que, hoje, eu sinta tanta alegria ante a expectativa de explorar mais um veio nessa mina que batizei de Teologia & Beleza. E nesse veio — como se diz atualmente — “vai ter Platão, Kant e Hegel sim!”.

 

Leave a Reply

This error message is only visible to WordPress admins
Error: No posts found.

Deseja receber novidades no seu email?